Aumentar fonte:

Tesouro Nacional lança livro eletrônico com monografias premiadas em 2018

Lançamento do Livro XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018

O Prêmio Tesouro Nacional

O Prêmio Tesouro Nacional foi instituído em 1996 como parte das comemorações do 10º aniversário da Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Desde então, a STN promove o concurso anualmente, tendo a Escola de Administração Pública – ENAP como realizadora e a Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ como patrocinadora.

O Prêmio vem cumprindo o objetivo de estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas e de divulgar trabalhos de reconhecida qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública. Os temas sempre fazem referência aos pilares que sustentam a atuação da Secretaria do Tesouro Nacional, configurados na sua missão institucional, que é gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto público.

XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018

A Secretaria do Tesouro Nacional lança hoje, 28/06/2019, o e-Book "Finanças Públicas: monografias premiadas", com os trabalhos vencedores do XXIII Prêmio Tesouro Nacional, realizado em 2018. Os artigos foram escolhidos por uma comissão julgadora composta por especialistas de notório saber em Economia, Contabilidade e/ou Finanças Públicas.

Na edição de 2018, as monografias foram premiadas nos seguintes temas:

1. Equilíbrio, Transparência e Planejamento Fiscal de Médio e Longo Prazo

2. Gestão de Tesouraria, Composição, rigidez e Alocação Eficiente do Gasto Público

3. Federalismo Fiscal

Os três primeiros colocados foram contemplados com um prêmio em dinheiro e outros dois trabalhos receberam menção honrosa. Conheça os trabalhos premiados:

Classificação

Tema/Título

Autores

1º Lugar

Impacto de Choques de Incerteza sobre a Situação Fiscal no Brasil

Rafael Barros Barbosa

2º Lugar

"Instituições Fiscais Independentes: avaliação, novas tendências e considerações sobre o caso brasileiro

Fernando Covelli Benelli

3º Lugar

Os Efeitos Macroeconômicos dos Choques de Política Monetária sob Restrição Fiscal: uma análise por meio de um modelo DSGE

Diego Pitta de Jesus

Cássio da Nóbrega Besarria

Sinézio Fernandes Maia

Menção Honrosa

Determinantes do Rating Soberano: a importância da sustentabilidade fiscal segundo os critérios das agências de classificação de risco

Cristina Yue Yamanari

Menção Honrosa

Função de Reação Fiscal não Linear: limite da dívida, espaço fiscal e sustentabilidade da dívida para os estados brasileiros

Jorge Eduardo Macedo Simões

Roberto Tatiwa Ferreira

 

Mansueto Facundo de Almeida Jr, Secretario do Tesouro Nacional, entrega troféu ao vencedor do 1º Lugar, Rafael Barros Barbosa. Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Professor Adjunto Classe A na Universidade Federal do Ceará. 

Liscio Fábio de Brasil Camargo, subsecretario de Assuntos Coorporativos do Tesouro Nacional, entrega o troféu ao vencedor do 2º lugar, Fernando Covelli Benelli, Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e Analista Econômico do Banco Central do Brasil (BCB).

Fernando Meneguin, Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entrega o troféu aos vencedores do 3º lugar, Diego Pitta de Jesus (Representante), Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Cássio de Nóbrega Besarria (coautor), Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)